quinta-feira, julho 06, 2006

pense nisto



Finalmente, sol, areia, brisa, dias inesquecíveis à beira mar.

A atracção pelo mar é imensa e multidões reúnem-se nas praias em busca do contacto com a natureza e o prazer que esta proporciona.

Infelizmente o que fica nas areias da praia, são milhões de embalagens vazias e sacos de plástico de todo o tipo que são largados na costa e o vento e as marés se encarregam de arrastar para o mar. Um saco de plástico pode navegar várias dezenas de anos sem se degradar.


As tartarugas marinhas confundem-nos com as medusas e comem-nos, afogando-se na tentativa de os engolir. Milhares de golfinhos também se confundem e morrem afogados.

Os animais não têm capacidade para reconhecer o lixo dos humanos. A tampa plástica de uma garrafa, de maior consistência do que o saco plástico, pode permanecer inalterada, navegando nas águas do mar por mais de um século.

Da próxima vez que for à praia talvez encontre na areia lixo que outra pessoa ali deixou. Não foi lixo deixado por si, porém, é a SUA PRAIA, é o SEU MAR, é o SEU MUNDO e você deve contribuir para um planeta mais Azul, mais limpo, melhor.

Nos gestos mais simples está a consciência de que este cantinho é de todos, e TODOS o devem preservar.

Sem comentários: